top of page

Indígenas, os verdadeiros donos da Terra!

  • profrodolfobranda
  • 20 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Quando os portugueses chegaram aqui em 1500 existiam cerca de três milhões de indígenas divididos em mil diferentes povos, segundo cálculos e pesquisas da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Hoje, segundo a última contagem do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) temos cerca de 818 mil indígenas no Brasil, representados em 305 etnias, falando 274 diferentes línguas.

Ainda há no Brasil grupos indígenas isolados, que vivem sem ter nenhum contato com o homem branco.

Os portugueses, ao chegar, tiveram primeiro um contato amigável, mas com o passar da invasão e ocupação portuguesa, o contato amigável virou uma tentativa de escravização dos indígenas e domínio. Aqueles que não se sujeitaram, foram exterminados.

Temos um exemplo deste extermínio aqui, pertinho de nós. Os índios Goytacazes, que ocupavam a região da cidade de Campos até aqui, pertinho de Rio das Ostras, eram muito valentes e resistiram a ocupação portuguesa em suas terras, foram exterminados covardemente. Os portugueses contaminaram roupas com o vírus mortal da varíola e ofereceram estas roupas aos índios Goytacazes. Ao levarem essas roupas para suas aldeias, eles levaram também a doença, para a qual, não tinham defesas (anticorpos). Morreram todos, homens, mulheres e crianças.

Devemos respeitar os povos indígenas e seu modo de viver, devemos protegê-los, levando em consideração que todas estas terras, um dia, pertenceram a eles, nós é que somos os invasores.

Devemos também compreender que muitos de nós tem sangue indígena correndo em nossas veias, às vezes sem saber e compreender que muito do que somos, vem deles: milhares de palavras da língua portuguesa têm origem indígena, só para dar alguns exemplos: capivara, catapora, carioca, Guanabara, catupiry, mingau, muamba, paraíba, perereca, peteca, pindaíba, pororoca, tocaia, tamanduá, arara, baiacu, cupim, gambá, jacaré, jiboia, maracanã, sabiá, tucano, saci, xará etc.

Dos indígenas temos também muitas heranças alimentares, principalmente as envolvendo a mandioca como a tapioca, a farinha de mandioca, etc. e as que envolvem o milho. O milho e a mandioca são nativos daqui, das Américas, então, o português, quando chegou aqui, foi apresentado a estes alimentos que os indígenas já utilizavam amplamente. Ah, e os portugueses, quando chegaram aqui, conheceram a pipoca, que os indígenas faziam salgada, para comer e para fazer enfeites, como colares.

Os indígenas também ensinaram aos portugueses a dormir em redes, para que ficassem mais ao alto e protegidos dos animais selvagens e rasteiros. Em 1500 camas eram artigos de luxo e não existiam no Brasil, até aprender a dormir em redes, os portugueses dormiam no chão, em esteiras de palha.

Quem aí, como eu, ama uma rede, uma pipoquinha, um angú, uma farofinha, uma tapioca, um açaí? Viu, talvez você nem soubesse que tinha tanto de indígena assim! Eu que tive um bisavô indígena, talvez goste tanto dessas coisas, porque "tá" no sangue!

Os indígenas de etnia Tupi, chamavam essas terras de Pindorama, que significa terra das Palmeiras, portanto, este foi o primeiro nome daquilo que um dia viria a ser o Brasil. Ah quer saber uma outra curiosidade? Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, mas até mais ou menos 1750 a língua mais falada no Brasil era a Língua Geral Paulista ou Língua Geral Meridional, que tinha muito das línguas Tupis faladas pelos povos Tupinambás e um pouco de Português. Muitas vezes, quem vinha de Portugal para o Brasil, precisava de um intérprete, ela foi proibida de ser falada pelos portugueses e desapareceu de vez a mais ou menos cem anos atrás.

Ah, não podemos também esquecer a prática do banho todos os dias, por volta de 1500 os portugueses tomavam de 1 a 2 banhos por ano, pois achavam que tomar banho podia abrir o organismo para pegar doenças.

E tudo isso que falamos aqui, é só uma pontinha do tanto que os povos indígenas ensinaram ao branco português. Só pra gente entender, o quanto de nós é indígena!


E você, pesquise mais sobre os hábitos indígenas e depois de ler este texto, escreva nos comentários, que hábitos você e sua família herdaram dos indígenas, mesmo sem saber?














 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ATENÇÃO 403!

AMANHÃ, DIA 05 DE MAIO E QUINTA, DIA 06 DE MAIO, NÃO TEREMOS AULA. NA SEXTA-FEIRA DIA 07 DE MAIO ESPERO VOCÊS AS 13 HORAS. NA PRÓXIMA...

 
 
 

32 Comments


aghatabeca1922
aghatabeca1922
Apr 23, 2021

A minha família toda gosta muito de pescar assar em uma churrasqueira

Like
profrodolfobranda
Apr 24, 2021
Replying to

Oi Ághata, eu não sei se fazer churrasco era um hábito indígena, acho que assavam coisas na fogueira, agora pescar, era sim, mas creio que não era com vara de pesca. Que bom que participou!

Like

milennadasilvadospassos11
Apr 21, 2021

Minha família herdamos dos indiginas; A plantação e alguma comida como; pipoca , tapioca ,bolo de mandioca. gostamos também de fica na rede

Like

Jacqueline Corrêa
Jacqueline Corrêa
Apr 21, 2021

Comer tapioca, pipoca, açaí, balançar na rede, comer mandioca, tomar um bom banho.

Maria Eduarda Corrêa dos Reis

Turma; 401

Like
profrodolfobranda
Apr 24, 2021
Replying to

Tanta coisa boa e gostoso herdamos dos indígenas, não é? Parabéns pela participação.

Like

ARTHUR SILVA CRUZ
ARTHUR SILVA CRUZ
Apr 21, 2021

Banho, na alimentação mandioca e seus derivados, farinha de mandioca, beiju, polvilho, peixes, frutas, açaí, graviola.

Turma 403

Like
profrodolfobranda
Apr 24, 2021
Replying to

Parabéns pela participação. Muita coisa boa, não é?

Like

estudoarthur11
Apr 21, 2021

Banho

Like
profrodolfobranda
Apr 24, 2021
Replying to

Oi Arthur, tenho certeza que tem mais hábitos que vieram dos indígenas que são praticados na sua família. Mas tomar um bom banho é muito bom, não é?

Like
Post: Blog2 Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por 401 e 403! Longe dos olhos, perto do coração!!.. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page